Corte e aterro no Civil 3D, aprenda a visualizar

corte e aterro no autocad civil 3D

Em nosso Curso de AutoCAD Civil 3D Intermediário, você conhecerá inúmeras ferramentas que aumentarão sua produtividade, incluindo o procedimento para visualizar corte e aterro no Civil 3D a partir de uma vista de Perfil.

Volumes de cortes e aterros são fundamentais em diversos projetos de infraestrutura. E conhecer melhor os locais onde estas intervenções acontecerão, é muito importante, pois permite melhor dimensionar o uso da terra, e assim reduzir impactos ao meio ambiente.

Para que possamos melhor entender este procedimento, vou apresentar uma pequena história para vocês, e em seguida exemplificar com um pequeno passo a passo.

Visualizando os locais onde serão necessários corte e aterro no terreno.

Desde que comecei a conhecer o AutoCAD Civil 3D fiquei perplexo com suas funcionalidades. Muitos dos procedimentos, antes realizados de forma extremamente complexa, eram agora realizados a partir de pequenos passo.

Aqui inclusive, vou poder exemplificar de uma forma muito interessante a importância do uso de uma ferramenta tão simples. Particularmente, confesso que gosto da simplicidade, mesmo em casos complexos como este, assim sendo, tenho certo fascínio pelo resultado que será obtido.

Quando estamos falando de projetos de infraestrutura, estamos nos referindo a inúmeras situações onde serão necessárias intervenções no local do empreendimento. E uma destas intervenções trata-se de ações de terraplanagem.

Fico maravilhando quando vejo uma obra de terra recém realizada. Me impressiona o que algumas máquinas são capazes de fazer, a partir da intervenção humana, moldando o local onde antes seria impossível realizar qualquer tipo de obra. Questões ambientais a parte, acho os projetos de terraplanagem espetaculares.

terraplanagem acontecendo
Projeto de Terraplanagem acontecendo.

Voltando a questão de intervenção no local do empreendimento, me lembro de uma consultoria que realizei em uma empresa que projetava canais.

Um dos problemas que a empresa enfrentava, era identificar os locais onde seriam necessários aterros, e assim utilizar corretamente o volume de terra obtido a partir dos cortes no terreno. Esta questão é tão importante que o AutoCAD Civil 3D possui ferramentas próprias para que o usuário calcule tais volumes e assim consiga utilizar todo o material proveniente da terraplanagem.

E pensar que uma simples ferramenta do Civil 3D solucionou estas dificuldades!

Na imagem abaixo, é possível visualizar a aplicação desta ferramenta em uma vista de perfil, onde podemos visualizar em vermelho o perfil do terreno existente, e em azul o proposto. Desta forma, as áreas em verde representam os locais onde serão necessários aterros, e em vermelho os locais onde serão necessários cortes no terreno.

corte e aterro no civil 3d
Vista de Perfil apresentando corte e aterro no Civil 3D

Assim, fica fácil visualizar os locais onde todo aquele volume de terra obtido a partir de cortes no terreno poderá ser aplicado, o que reduzirá os impactos ocasionados por esta intervenção no terreno.

Como visualizar volumes de Corte e Aterro no Civil 3D

Felizmente, como dito acima, o procedimento para visualizar volumes de corte e aterro no Civil 3D é extremamente simples, contudo você precisará de uma vista de perfil, de um perfil superficial e um perfil proposto, também conhecido por Greide.

Na imagem abaixo, é possível visualizar um perfil existente, em vermelho, e um perfil proposto em azul.

Perfis que serão utilizados para obter corte e aterro no civil 3D
Perfis que serão utilizados para obter corte e aterro no civil 3D

Uma vez que você possua uma vista de perfil, similar a da imagem acima, poderá prosseguir com o procedimento e visualizar os locais onde serão necessárias intervenções no terreno.

Clique na sua vista de perfil, e note que na parte superior da sua tela, onde se encontra a Ribbon, será mostrada uma guia contextual de vistas de perfis.

opções para configuração de vistas de perfis do civil 3d
Guia Contextual de Vistas de Perfis.

Nosso próximo passo será acessar as Propriedades das Vistas de Perfil. Para isso, basta clicar no botão destacado na imagem abaixo.

acesse as propriedades das vistas de perfil
Propriedades das Vistas de Perfil.

Na janela que será apresentada, poderemos ajustar as configurações de uma Vista de Perfil. Como no nosso caso, queremos visualizar corte e aterro no Civil 3D iremos clicar na opção Hatch.

selecione a opção hatch para visualizar corte e aterro no civil 3d
Clique na opção Hatch.

A opção Hatch nos permitirá utilizar hachuras para representar áreas na vista de perfil. Desta forma, ela irá preencher o gráfico com cores vermelhas e verdes que representarão os locais onde será necessário cortar ou aterrar o terreno. O conceito é muito básico:

  • Se o perfil proposto estiver acima do perfil da superfície = Aterro
  • Se o perfil proposto estiver abaixo do perfil da superfície = Corte

Veja na imagem abaixo as opções de hachuras disponíveis.

opções de hachuras para vista de perfil corte e aterro no civil 3d
Opções de hachuras

Finalmente, poderemos escolher as hachuras que serão aplicadas na Vista de Perfil, assim, basta que você clique nas opções Cut e em seguida Fill, e o próprio Civil 3D irá identificar quais serão os perfis utilizados na comparação. Veja a imagem abaixo.

perfis selecionados
Hachuras e perfis selecionados.

Agora que já executamos todos os passos, poderemos clicar em OK e visualizar o resultado em nossa Vista de Perfil, veja a imagem abaixo.

resultado final corte e aterro no civil 3d
Resultado final.

Quer aprender sobre corte e aterro no Civil 3D?

Como tenho certeza que você não vê a hora de aprender a visualizar corte e aterro no Civil 3D a partir de uma vista de perfil, faça já o nosso Curso de AutoCAD Civil 3D 2015 Intermediário.

Assim, não fique ai esperando, acesse o link agora mesmo para aprender esta e outras ferramentas fundamentais do AutoCAD Civil 3D.

Até a próxima.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom dia!

    Única duvida: Como fazer aparecer o corte e aterro descrito em cada estaca. Porque só aparece a cota do terreno e de projeto, mas se aparecer o corte evito calcular a mão a diferença.

    Att
    Victor