Projetos de Loteamento no AutoCAD Civil 3D

Projetos de loteamento no civil 3D

Projetos de loteamentos podem se tornar extremamente complexos se as ferramentas adequadas não forem utilizadas. Pensando nisso trouxemos a vocês este artigo onde apresentaremos algumas ferramentas para projetos de loteamento do AutoCAD Civil 3D.

projetos de loteamento em cad
Projetos de Loteamento criados em softwares CAD.

Projetos de loteamento  e Parcelamento de terrenos

Quando planejamos um projeto de loteamento, estamos realizando um parcelamento de terrenos. Isso significa que possuímos um terreno que será dividido em parcelas menores de acordo com as características do empreendimento.

Desta forma, todos os tememos que utilizaremos ao longo deste texto envolverá a palavra parcela.

Na imagem abaixo é possível visualizar uma parcela delimitando um terreno no AutoCAD Civil 3D.

Parcelas no Civil 3d
Parcela utilizada em projetos de loteamento no Civil 3D

Projetos de loteamento a partir do parcelamento manual de terrenos.

Como o AutoCAD Civil 3D possui um grande número de ferramentas par parcelamento de terrenos vamos dividi-las em dois grandes grupos: manuais e automáticas.

As ferramentas manuais permitem ao usuário traçar o parcelamento de eu terreno da forma como desejar. Apesar de não ser muito úteis em projetos de grande escala, estas ferramentas permitem ao usuário traçar livremente suas parcelas e realizar pequenas correções.

Basicamente, estas ferramentas são baseadas em traçados de segmentos de reta indicando o tamanho e direção da  parcela.

 Projetos de loteamento a partir de parcelamento automático  de terrenos.

As ferramentas de parcelamento automático de terrenos permitem aos usuários criarem projetos de loteamento rapidamente e com incrível precisão.

Isso por que estas ferramentas calculam quantas parcelas podem ser criadas em um terreno e de que forma elas se encaixam no projeto.

Assim, a partir de poucos cliques um engenheiro poderá analisar diferentes possibilidades de desenvolvimento de um projeto de loteamento.

ferramenta de construção de parcelas
Ferramenta de construção automática de parcelas.

Ferramentas de anotação para projetos de loteamento.

Talvez, a principal vantagem do AutoCAD Civil 3D está no poder de suas ferramentas de anotação. Isto se deve ao fato de existirem rótulos dinâmicos, que se adaptam as alterações do desenho, fazendo que o usuário não necessite alterar as anotações do desenho cada vez que seu projeto é modificado.

rótulos de parcelas
Ferramenta de anotação de parcelas.

Assim fica fácil concluir que o Civil 3D é ferramenta fundamental para a construção de um projeto de loteamentos. Já que é possível criar, analisar e anotar os projetos com facilidade.

Em nosso site, você encontra bons cursos de AutoCAD Civil 3D, onde poderá aprender um pouco mais sobre essa importante ferramenta para projetos de infraestrutura. Então não fique esperando! Venha agora mesmo para a AprenderWeb.

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *