Arquivos de pontos topográficos no Civil 3D. Como inserir em um projeto a partir da Guia Survey?
Arquivos de pontos topográficos no Civil 3D nos permitem inserir informações obtidas à partir de medição de topografia, e em seguida transformar estas medições em objetos fundamentais em projetos de infraestrutura, como por exemplo, Superfícies.
Neste texto, ensinarei o procedimento para inserir estes arquivos com facilidade, a partir da Guia Survey do Civil 3D. Como este texto é continuação de uma série, e algumas informações apresentadas em artigos anteriores pode ser necessárias, aconselho ver nossas postagens anteriores de nossos artigos de Civil.
Arquivos de Pontos Topográficos no Civil 3D
Um arquivo de pontos nada mais é do que um documento de texto, ou planilha, contendo as coordenadas de um determinado ponto. Conforme é possível visualizar na imagem abaixo.
Contudo, é possível ir muito além do básico nestes arquivos, e inserir alguns textos que informem características do ponto medido. Para isso, seria criada uma nova coluna, após a última vírgula apresentada na imagem acima, que conterá a descrição do ponto.
Por exemplo, vamos dizer que você mediu 10 pontos seguidos, representando uma cerca; assim, sua descrição poderia ser algo parecido com isso, como por exemplo, CER. Outro exemplo interessante é utilizar as letras ARV para indicar que um determinado ponto representa uma árvore. Na imagem abaixo, podemos visualizar um arquivo de pontos contendo tais informações.
Inserindo arquivos de pontos topográficos no Civil 3D utilizando a Guia Survey
De forma muito simples iremos inserir um arquivo de pontos topográficos no Civil 3D. Para isso utilizaremos a sua Guia Survey.
Quer aprender um pouco mais sobre a guia Survey? Veja neste artigo que falamos sobre ela.
Como esse procedimento vai exigir a criação de um Banco de Dados Topográficos, assim como a realização de alguns ajustes em suas configurações, peço-lhes que leiam os artigos anteriores, caso vocês estejam lendo este artigo sem conhecer os procedimentos necessários.
Voltando ao assunto, basta que você clique com o botão direito na opção Import Events, e selecionar a opção Import Survey Data, conforme imagem a seguir.
Uma vez tendo selecionado esta opção, uma janela de nome Import Survey Data será apresentada. Nela você clicará na opção Next e será levado a um novo conjunto de opções.
O primeiro ajuste que deve ser realizado é a escolha do formato correto de arquivo de pontos. Vejam, que por padrão a opção Field Book File, que corresponde às cadernetas de campo, está selecionada.
Altere esta opção para o formato desejado de arquivos. Caso seu arquivo seja um documento de texto, criado no Bloco de Notas, basta selecionar a opção Point File. Veja a imagem abaixo.
Ao clicar em Point File, o formato da janela será alterado, e você terá a possibilidade de escolher o tipo de arquivo você utilizará e em seguida localizá-lo em seu computador. Lembre-se que o tipo de arquivo define as informações que devem estar armazenadas no arquivo de pontos.
Assim, as letras PENZD representam as palavras
- Point = Número do ponto.
- Easting – Coordenada UTM referente ao eixo x.
- Northing – Coordenada UTM referente ao eixo y.
- Z – Coordenada UTM referente ao eixo z (elevação do ponto).
- Description – Descrição do Ponto.
Caso seu arquivo não possua qualquer uma das letras citadas acima, basta escolher o tipo que esteja de acordo com a combinação de informações existentes.
Após a seleção do arquivo de pontos, basta clicar em Next para ter acesso a próxima janela de importação. Nesta janela você precisará escolher Networking Survey. Neste caso, pularemos esta opção e veremos os ajustes finais do procedimento.
Para finalizar o processo de importação, basta clicar em Finish e visualizar que o banco de dados existente, agora conta com um arquivo de pontos.
Dê uma lida neste texto, onde falo um pouco mais sobre Bancos de Dados Topográficos no Civil 3D.
Para finalizar, basta que você selecione a opção Insert into Drawing, ao clicar com o botão direito no arquivo existente. Assim, os pontos existentes serão adicionados ao projeto. Veja a imagem abaixo.
Desta forma, finalizamos o procedimento de importação de arquivos de pontos topográficos no Civil 3D. Assim, seremos capazes de iniciar os procedimentos de “pós processamento” destes dados, onde utilizaremos Estilos de Pontos e Figuras Topográficas para ilustrar alguns pontos da medição.
Enquanto estes textos não ficam prontos, que tal dar uma olhada em nossa página de cursos? Tenho certeza que você encontrará algum conteúdo de seu interesse.
Até a próxima!
Tem como fazer isso utilizando azimutes?