Aula 3 – Volumes de Corte e Aterro – Minicurso Barragens no Civil 3D
Chegamos a terceira aula do Minicurso Barragens no Civil 3D – Volumes de corte e aterro. Estamos muito felizes com o número de pessoas que acessaram as primeiras aulas e principalmente pela interação e comentários positivos! Muito obrigado!
Chegamos a um ponto onde você já aprendeu a ajustar o perfil longitudinal e a criar um corredor que represente o barramento no Civil 3D. Agora é a hora de obter algumas informações deste objeto, que podem ser fundamentais no projeto da barragem.
Caso não tenha assistido alguma destas aulas, fique tranquilo pois poderá acessá-las:
Os volumes de Corte e Aterro nos permitem conhecer a quantidade de movimentação de terra que será necessária para a construção da barragem. Como esta movimentação de terra é muito prejudicial ao meio ambiente, é fundamental conhecer com precisão estes volumes buscando reduzir os impactos gerados.
Volumes de Corte e Aterro no Civil 3D
Como a movimentação de terra é fundamental em projetos de infraestrutura, o Civil 3D não poderia deixar de possui inúmeras ferramentas para obtenção desta informação.
Dentre estas ferramentas podemos destacar:
- Visualização de Corte e Aterro em Vistas de Perfis Longitudinais.
- Cálculo de Volumes de Corte e Aterro a partir de Sample Lines e comparação entre superfícies.
- Superfície de Volumes.
Dentre as opções citadas acima, aprenderemos nesta aula, como calcular o volume de corte e aterro da barragem a partir da comparação entre duas superfícies utilizando um objeto muito interessante chamado Sample Line.
Superfície de Corredor e sua importância no cálculo de volume de corte e aterro no Civil 3D.
Basicamente, o cálculo de volumes necessários em uma movimentação de terra se baseia na comparação entre duas superfícies, sendo uma o terreno existente e a outra representando o objeto criado.
No caso de barragens construídas a partir de corredores é possível obter uma Superfície de Corredor. A superfície de Corredor é um objeto similar as superfícies comuns, contudo referente aos componentes que o constituem.
Além destas duas superfícies é preciso que o usuário crie um conjunto de Seções, a partir do objeto Sample Line, e a criação de uma lista de material, onde serão definidas as duas superfícies de comparação.
Como este procedimento envolve muitas etapas, segue a terceira vídeo aula do Minicurso Barragens no Civil 3D. Ao final, não deixe de entrar em contato conosco para tirar qualquer dúvida pertinente ao conteúdo apresentado.
Lembrando que este minicurso é facilmente compreendido pelos que fizeram o Curso de AutoCAD Civil 3D Intermediário, pois este possui mais técnicas e funcionalidades durante todo o curso.
Abraços e bom aprendizado! Vejo vocês na próxima aula.
Respostas