Aula 5 – Curva Cota x Volume do Reservatório – Minicurso Barragens no Civil 3D

Aula 5 - Curva Cota x Volume do Reservatório - Barragens no Civil 3D

Chegamos a quinta e última aula do Minicurso Barragens no Civil 3D – Curva Cota x Volume do Reservatório. Estamos muito felizes pelo sucesso que esta série teve e ainda mais motivados a oferecer cada vez mais conteúdos de qualidade, gratuitos e com certificados, para que vocês possam enriquecer seus currículos e aumentar o conhecimento.

Nesta última aula falarei sobre o procedimento para obtenção de uma curva cota x volume do reservatório no Civil 3D e, para isso, contaremos com um arquivo que possui um reservatório criado a partir de uma Superfície.

Curva Cota x volume

A curva Cota x Volume de um reservatório é uma informação fundamental em qualquer projeto de barragem pois relaciona o volume armazenado no reservatório de acordo com a profundidade, ou elevação, do mesmo.

Na imagem abaixo é possível visualizar esta curva.

Gráfico com a curva cota x volume do reservatório
Fonte Sistema Curema – Mãe d’Água – Acesso 28/11/2016 às 09:07

Em um estudo de rompimento de barragens, por exemplo, esta curva fornece a informação necessária para a construção do hidrograma de rompimento da onda de inundação que será gerada.

Obtendo Curva Cota x Volume do Reservatório no Civil 3D

Para ser capaz de criar a curva Cota x Volume de um reservatório no Civil 3D será necessária uma representação tridimensional do mesmo, que pode ser construída facilmente a partir de uma superfície.

A diferença entre o reservatório e uma superfície tradicional é que no primeiro as elevações são normalmente negativas, representando que os pontos estão localizados abaixo do solo.

Medição de Batimetria feita na UNIFEIVale lembra que é possível obter estes pontos a partir de batimetria, que pode ser realizada a partir de equipamentos exclusivos para isso, ou então em locais de baixa profundidade a partir de estações totais e GPS.

Na imagem ao lado é possível ver uma medição de Batimetria realizada pelo Técnico da Universidade Federal de Itajubá Alexandre Germano Marciano.

Uma vez tendo este objeto basta que o usuário utilize a ferramenta Stage Storage, localizada na guia Analysis do Civil 3D e preencher as informações necessárias para construção da curva.

Ferramenta Stage Storage na guia analysis do AutoCAD Civil 3D

Bom! Imagino que você já esteja ansioso pela vídeo aula, então assista agora mesmo o vídeo.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *