Superfícies de Volumes no Civil 3D – Saiba mais sobre este importante objeto para projetos de infraestrutura.

Superfícies de Volumes foram citadas em meu texto anterior onde comentei sobre ferramentas para cálculo de volumes no Civil 3D.

Como muita gente me procura para conversar sobre este tema, decidi escrever sobre as Superfícies de Volume e qual sua importância em projetos de infraestrutura.

Assim, se você quer aprender um pouco mais sobre as ferramentas do Civil 3D para cálculo de volumes em projetos de infraestrutura, basta continuar lendo este texto.

Cálculo de Volumes e sua importância em projetos de infraestrutura

É de conhecimento, de todos que atuam com projetos de infraestrutura, que as informações referentes aos volumes de corte e aterro são fundamentais para aprovação de um determinado projeto.

Valores muito altos de corte ou aterro podem inviabilizar um projeto, fazendo com que os projetistas necessitem de uma grande quantidade de informações que os auxiliem na tomada de decisões acerca do empreendimento que está sendo planejado.

Desta forma é fundamental conhecer ferramentas que auxilie a obtenção deste volume de forma segura e eficiente, e felizmente o Civil 3D está repleto delas.

Cursos AutoCAD Completo - Expert Cursos

Uma ferramenta que permite analisar os volumes de um projeto se chama Volumes Dashboard, que com base em uma Superfície de Volume retorna os volumes de corte, aterro e a diferença entre eles.

Ferramenta Volumes Dashboard necessita de Superfícies de Volume para seu funcionamento.
Ferramenta Volumes Dashboard necessita de Superfícies de Volume para seu funcionamento.

Superfícies de Volumes, o que são?

Superfícies de Volumes são criadas a partir da ferramenta de criação de Superfícies do Civil 3D, e nos permitem comparar uma superfície de projeto com base em uma superfície que represente o terreno existente no local do empreendimento.

Para isso é necessário possuir pelo menos duas superfícies e selecioná-las durante o processo de criação da Superfície de Volume. Veja a imagem abaixo.

Ferramenta de criação de Superfícies de Volume no Civil 3D.
Ferramenta de criação de Superfícies de Volume no Civil 3D.

Vejam que na imagem listei 3 tópicos e os detalharei à seguir, de forma a melhor aprofundar no assunto.

1. Lista de Superfícies: Na guia Prospector do Civil 3D é possível visualizar a lista de superfícies existentes em um projeto. Vejam que existem duas superfícies de triangulação nomeadas de Terreno e Final, e uma Superfície de Corredor nomeada Projeto.

2. Tipo de Superfície: Na janela de criação de superfícies do Civil 3D é possível selecionar o tipo de objeto que será criado. Veja que selecione a opção Tin Volume Surface, contudo também possível selecionar a opção Grid Volume Surface.

3. Volume Surfaces: Neste ponto é que selecionamos as superfícies que serão utilizadas para comparação e os respectivos fatores de corte e aterro.

Uma vez que os parâmetros citados acima foram corretamente selecionados, a Superfície de Volume será criada e fará parte, junto das demais, na listagem de superfícies de guia Prospector da Toolspace.

Obtendo informações de Superfícies de Volume

O procedimento para obtenção de informações de uma Superfície de Volumes é bastante simples, bastando que você acesse suas propriedades e em seguida acesse a opção Statistics, conforme podemos ver na imagem abaixo.

Estatísticas de Superfícies de Volume contendo informações de volumes de corte e aterro.
Estatísticas de Superfícies de Volume contendo informações de volumes de corte e aterro.

Conclusão

Como podemos ver, as Superfícies de Volumes são fundamentais para a obtenção de informações referentes aos volumes de corte e aterro de um projeto de infraestrutura.

Devido à importância destas informações, podemos dizer que é fundamental conhecer o procedimento de criação de Superfícies de Volumes de forma a facilitar a tomada de decisões referentes ao projeto.

Em nosso próximo artigo falarei sobre a Superfície de Corredor, objeto fundamental para elaboração da Superfície de Volume, então fique de olho em nossos lançamentos.

Enquanto o artigo não fica pronto, que tal conhecer nossa página de cursos? Lá você encontrará diversas opções de cursos, inclusive alguns gratuitos, que os auxiliarão a melhorar o seu currículo e ficar cada vez mais bem preparado para atuação no mercado de trabalho.

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *