Uso de Templates no Civil 3D para projetos de Terraplanagem – Dica 5

Uso de Templates no Civil 3D é o tema da quinta dica sobre projetos de Terraplanagem.

Apesar de estarmos utilizando esta dica em projetos de terraplanagem, o uso de templates  é fundamental em qualquer projeto de engenharia.

O termo Template é utilizado em diversas áreas, sendo muito empregado em Programação, Design e projetos das mais diversas áreas da engenharia.

Basicamente, template é um arquivo base contendo configurações que podem ser utilizadas em outros projetos.

No caso específico dos softwares CAD uma template reúne a padronização da folha de plotagem, com margens e carimbos, assim como os ajustes iniciais, como Estilos de objetos, Layers e Estilos de Rótulos .

O uso de Templates no Civil 3D

O uso de Templates no Civil 3D é fundamental para padronização de projetos de infraestrutura.

Em geral as empresas desenvolvem, ou adquirem templates que auxiliem na padronização de projetos.

Isso faz com que o tempo necessário para criação de um projeto, similar à um anterior, seja muito menor.

Isso só é possível pois as configurações necessárias para o projeto atual foram desenvolvidas em projetos anteriores.

O uso de Templates no Civil 3D com padronização DER e DNIT

Buscando oferecer uma ferramenta que facilite a elaboração de projetos de infraestrutura a Autodesk desenvolve templates com base nas normatizações dos principais órgãos reguladores.

Conhecido como Country Kit Brazil, ou Brazil Content, este conjunto de templates são pré configuradas para oferecer ao usuário os padrões exigidos pelo DER e DNIT.

Mas mais que isso, este conteúdo está pré configurado para atender as principais normas brasileiras, mesmo que estas não sejam voltadas exatamente para projetos de estradas.

Conforme podemos ver abaixo, é possível obter memorial descritivo de um conjunto de parcelas representando um projeto de loteamento.

Memorial Descritivo obtido a partir de Relatório de Lotes no Civil 3D 2017.
Memorial Descritivo obtido a partir de Relatório de Lotes no Civil 3D 2017.

Uso de Templates no Civil 3D para projetos de Terraplanagem

Como existem projetos de terraplanagem de diferentes níveis de complexidade, é fundamental conhecer ferramentas que reduzam a quantidade de trabalho necessário para o desenvolvimento deste tipo de projeto.

Como citamos em nossa Dica nº 2, a definição do nível de complexidade de um projeto de terraplanagem é fundamental para que possamos definir uma estratégia de elaboração.

Dica 2 e a importância em definir o nível de complexidade de projetos de terraplenagem no Civil 3D.
Dica 2 e a importância em definir o nível de complexidade de projetos de terraplenagem no Civil 3D.

E, o ponto principal desta estratégia está na escolha de uma template que poupe o tempo necessário para realização de algumas tarefas.

Um bom exemplo disso é a template do Country Kit Brasil, desenvolvida pela Autodesk e que conta com inúmeras opções de padronização.

Entre elas podemos citar os estilos e estilos de rótulos baseados nas normas do DER e DNIT, que mesmo não sendo aplicadas diretamente para projetos de terraplanagem reúnem padronização referente às normas de projetos brasileiras.

elaboração de projetos a partir do uso de templates no civil 3d
Projeto de corredor a partir do uso de templates no Civil 3D.

Conclusão

Seja a partir de templates desenvolvidas na própria empresa, ou então adquiridas de profissionais especializados, o uso de templates em projetos de terraplanagem poderão reduzir a quantidade de trabalho necessária durante sua elaboração.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *