O que é CAD – Computer Aided Design

Capa artigo - O que é CAD

A sigla CAD (Computer Aided Design) por definição é Desenho Assistido por Computador (DAC), em português. Indispensável para o desenho técnico e industrial atual, para criar, adaptar e otimizar projetos, ou seja, a tecnologia focada no desenho de produtos é conhecida por CAD.

Com a demanda de se automatizar desenhos e projetos das mais diversas áreas da ciência – Matemática, Engenharia Civil, Arquitetura, Mecânica, Agrimensura entre outras- contou-se com o avanço tecnológico focado em desenhos industriais, sendo o CAD uma dessas tecnologias. Outras formas de interação homem-máquina, voltados para o desenho técnico são os CAM e CAE, respectivamente manufatura assistida por computador e engenharia assistida por computador.

O surgimento dos desenhos CAD

As elaborações de sistemas para o CAD iniciaram-se na década de 60. Até então, todos os desenhos eram manuais. Ainda nessa época, essas ferramentas eram utilizadas apenas por empresas, e viriam a se tornar domésticas, com o surgimento dos PCs e popularização das tecnologias.

Imagem do primeiro desenho CAD feito em computador
Primeira versão do AutoCAD, em 1982

A importância atual dos desenhos técnicos

No desenho manual ou nos projetos de engenharia, o desenho técnico deve apresentar informações como dimensões, escalas, tolerâncias e medidas para que seu resultado seja utilizado em impressões, processos de fabricação e usinagem.

Peça desenvolvida com um software de CAD
Peça desenvolvida com um software de CAD

Portanto, o desenho do produto em CAD deve proporcionar maior riqueza de detalhes quanto possível para que se fabriquem peças e estruturas baseados nesses desenhos.

CAD é diferente de AutoCAD

Apesar de ter se tornada popular com o lançamento do AutoCAD, CAD é uma sigla que representa a tecnologia do Projeto assistido por computador e não somente um software comercial como é comum pensar.

Muitos softwares de CAD

Existem diversos softwares de Desenho Assistido por Computador. Esses softwares recebem novas verões e atualizações quase anualmente, com ferramentas e funções cada vez mais avançadas para enriquecer a facilitar o processo de criar e modificar desenhos e projetos.

A partir de agora deve ter ficado mais claro o que é CAD para todos vocês. Em breve mais artigos para complementar os estudos de CAD.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *