-
Módulo 1 11
-
Aula1.1
-
Aula1.2
-
Aula1.3
-
Aula1.4
-
Aula1.5
-
Aula1.6
-
Aula1.7
-
Aula1.8
-
Aula1.9
-
Aula1.10
-
Aula1.11
-
Introdução às 7 Ferramentas da Qualidade
As 7 Ferramentas da Qualidade são:
- Fluxogramas
- Histogramas
- Diagrama Causa e Efeito (Ishikawa)
- Gráfico de Pareto
- Lista de Verificação
- Gráfico de Controle
- Diagrama de Dispersão

Uso das 7 Ferramentas da Qualidade
Encontramos exemplos de uso de ferramentas da qualidade em todos os tipos de organizações, e para diversos fins relacionados a administração, ao controle e a garantia da qualidade.
Embora algumas destas ferramentas da qualidade sejam específicas para determinadas aplicações, campos e práticas, para este curso, abordaremos as 7 Ferramentas Básicas da Qualidade, que podem ser usadas em diversas aplicações. Estas ferramentas da qualidade são muito genéricas sendo utilizadas com muito bons resultados em diversos tipos diferentes de processos.
Objetivo do Curso das 7 Ferramentas da Qualidade
Em nosso treinamento iremos abordar a utilização destas ferramentas em um exemplo prático, mostrando suas aplicações e a maneira correta de utilização. Iremos fazer parte de um time que irá analisar e resolver os problemas que estão levando uma Pizzaria Delivery perder clientes.
Ao final do treinamento você será capaz de conduzir uma análise completa de um problema com a utilização das Sete Ferramentas da Qualidade.
Curiosidades
Ishikawa observou que embora nem todos os problemas pudessem ser resolvidos por essas ferramentas, ao menos 95% poderiam ser, e que qualquer trabalhador fabril poderia efetivamente utilizá-las. Embora algumas dessas ferramentas já fossem conhecidas havia algum tempo, Ishikawa as organizou especificamente para aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial na década de 1960.
Talvez o alcance maior dessas ferramentas tenha sido a instrução dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). Seu sucesso surpreendeu a todos, especialmente quando foram exportados do Japão para o ocidente. Esse aspecto essencial do Gerenciamento da Qualidade foi responsável por muitos dos acréscimos na qualidade dos produtos japoneses, e posteriormente muitos dos produtos e serviços de classe mundial, durante as últimas três décadas.