Conheça a Função SomaSe do Excel 2016

Função SomaSe faz parte da vasta gama de funções que o Excel nos oferece para a construção de planilhas eletrônicas.
Apesar de ser uma função extremamente útil, muitos usuários ainda não conhecem a função SomaSe ou então ainda encontram algumas dificuldades em aplicá-la corretamente.
Assim, escrevo este artigo para dar algumas dicas de utilização desta importante função e citar alguns exemplos onde ela pode ser facilmente aplicada.
Função SomaSe – Conheça um pouco mais
Conforme podemos visualizar na imagem a seguir, a função SomaSe pode ser encontrada no grupo de Fórmulas e Funções do Excel chamado Matemática e Trigonometria.

Basicamente, a função SomaSe irá nos auxiliar na soma de valores em uma planilha eletrônica. O que irá diferenciar esta função da função Soma é que é possível definir critérios que serão considerados durante a seleção dos valores que serão adicionados.
Na imagem abaixo, destacamos a função Soma utilizada na planilha de exemplo para calcular o total de votos nas opções 1, 2, 3, 4 e 5 de uma empresa.

A sintaxe da função SomaSe
A sintaxe da função SomaSe é bastante simples e seu entendimento não requer muitos conhecimentos matemáticos. Basicamente, devemos definir o local onde se encontram as informações e o critério que será utilizado para a soma.
Por exemplo, veja a planilha abaixo.

Na planilha acima, utilizaremos a função SomaSe para analisar dados referentes ao controles de vendas de um grupo hipotético de lojas.
Basicamente, utilizaremos a função SomaSe do Excel para que ela nos retorne o valor de vendas de várias lojas simultaneamente, com base nos municípios que se encontram.
Para verificarmos o nosso modelo, vamos fazer um exercício bem rápido e calcular o valor de vendas das lojas de Belo Horizonte. Veja na imagem abaixo.

Para somarmos apenas os valores referentes à Belo Horizonte, precisamos entender primeiramente a sintaxe da função. Para isso vamos analisar a expressão abaixo.
=somase(intervalo;critérios;[intervalo_soma])
No campo intervalo selecionamos todas as células que serão analisadas, definimos o critério de soma no campo critérios e por fim definimos qual intervalo, dentro do selecionado deve ser considerado para cálculo. Desta forma, nossa função deverá ficar como a apresentada abaixo.
=somase(A3:C17;”Belo Horizonte”;C3:C17)
Na imagem a seguir é possível visualizar todos os intervalos selecionados e os critérios definidos.

Ao preenchermos toda a planilha, utilizando os intervalos e critérios corretos teremos obtido o seguinte resultado.

Conclusão
Vimos que a função SomaSe é extremamente útil para analisar planilhas, pois possibilita definir critérios que serão levados em consideração durante a soma de valores existentes em uma planilha.
Apesar de simples, essa função exige dos usuários alguns conhecimentos mais básicos do Excel. Caso você ainda não os possua aproveite para adquirir um de nossos cursos online de Excel.
Tenho certeza que um de nossos cursos apresentará as ferramentas certas para seu desenvolvimento profissional.
Respostas