Aprenda a usar gráficos de mapas no Excel 2016

aprenda a trabalhar com os gráficos de mapas no excel 2016

Gráficos de Mapas no Excel 2016 é uma poderosa ferramenta deste software para a apresentação de dados referentes a regiões do planeta. Nele podemos visualizar facilmente as informações envolvendo municípios, estados e países.

Neste artigo trago para vocês esta interessante ferramenta e duas diferentes formas de utilizá-la com precisão.

Por que utilizar os gráficos de mapas no Excel 2016?

Começaremos falando sobre os motivos para utilizar gráficos de mapas no Excel 2016!

A principal função de qualquer gráfico é facilitar a visualização de informações numéricas. A partir deles podemos melhor entender séries de dados e tomar decisões pertinentes com segurança.

Vamos imaginar uma situação onde uma empresa atue nos quatro estados da região Sudeste e que tenha planilha o número de clientes em cada um. Como a quantidade de dados é pequena, fica fácil analisa-los e entendermos, por exemplo, em quais o número de clientes é maior ou menos.

Veja a imagem abaixo.

Planilha contendo informações referentes ao número de clientes por Estado poderia utilizar mapas de gráficos no excel 2016
Planilha contendo informações referentes ao número de clientes por Estado.

Agora, vejamos a mesma planilha com os dados dispostos em um gráfico de barras.

Dados da planilha anterior apresentados de forma gráfica.
Dados da planilha anterior apresentados de forma gráfica.

Vejam que com um simples olhar para o gráfico apresentado na imagem acima somos capazes de concluir que o Espírito Santo contém o maior número de clientes da empresa e que os estados de Minas Gerais e São Paulo possuem uma quantidade muito próxima de clientes.
Agora, pense que interessante seria você visualizar os dados acima em um mapa, de forma a visualizar estado por estado a quantidade de clientes que a empresa possui. Seria legal, não é?

É exatamente isso que o Excel nos possibilita em sua versão 2016! A partir dos gráficos de mapas do Excel 2016 podemos visualizar as mesmas informações apresentadas acima em um mapa onde cada estado possuirá uma escala de cor. Veja na imagem abaixo.

Gráficos de Mapas no Excel 2016.
Gráficos de Mapas no Excel 2016.

Como criar Gráficos de Mapas no Excel 2016?

Engana-se quem pensa que para criar gráficos de mapas no Excel 2016 são necessários conhecimentos avançados em ferramentas de sistemas de informações geográficas. Na verdade, precisamos apenas entender um básico de projeções e informar se os nossos dados estão apresentados na forma de estados, municípios, países ou CEP.

Na imagem abaixo, apresento uma planilha similar a apresentada acima, contudo com os dados referentes a número de clientes em diferentes países.

Gráficos de Mapas no Excel 2016 apresentando informações utilizando países.
Gráficos de Mapas no Excel 2016 apresentando informações utilizando países.

Como são obtidos os gráficos de mapas no Excel 2016?

Os gráficos de mapas no Excel 2016 são disponibilizados pela plataforma Bing Maps, que permite ao usuário acessar diversas regiões do planeta desde que possua uma conexão com a Internet.
Mas fique atento, localizações definidas por coordenadas contendo latitude e longitude, assim como traçados de ruas ainda não estão disponíveis na ferramenta.

Dica de utilização dos gráficos de mapas no Excel 2016

Se você é professor de geografia, que tal utilizar esta ferramenta em sala de aula? É fato que os alunos aprendem melhor a partir de conteúdos visuais e com esta ferramenta você poderá criar um excelente ambiente de aprendizado ao unir o uso de computadores em sala de aula com os conteúdos da disciplina.

Municípios com os melhores IDHS do Brasil apresentados na forma de gráficos de mapas no Excel 2016.
Municípios com os melhores IDHS do Brasil apresentados na forma de gráficos de mapas no Excel 2016.

Na imagem acima apresento um gráfico contendo os 10 municípios brasileiros com o melhor IDH do Brasil.
Gostou, então use e abuse desta ferramenta e nos mande os resultados. Escreverei um artigo contendo os 5 melhores gráficos enviados.

Enquanto isso, que tal dar uma olhada em nossa página de cursos online? Tenho certeza que nela você encontrará algum curso que será fundamental em sua formação.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *