01 – O Processo de Vendas em sua Empresa
Você já investiu na formatação do processo de vendas de sua empresa?
Podemos afirmar com toda certeza que o processo de vendas de alguma forma ocorre em todas as empresas que estão orientadas para o mercado, porém a grande dúvida ou então o grande problema está em como esse processo ocorre.
Todas as empresas precisam vender, afinal se as vendas não acontecerem em quantidade suficiente para cobrir todos os custos e possibilitar lucros, o negócio não se justifica. Estatisticamente é enorme o número de empresas que executam a área comercial de forma amadora e assim seus resultados em vendas são ruins ou inconsistentes. Atenção e esforço considerável devem ser direcionados à área comercial para que consigamos resultados válidos para a organização.
Para refletir
Convido você a refletir sobre o processo de vendas de sua empresa:
- Há um processo a ser seguido pelos vendedores?
- Como ele ocorre?
- Você percebe o processo de vendas dividido em etapas que devem ser cumpridas?
- Seus vendedores foram treinados para enxergar cada venda como um processo?
- Você possui indicadores que revelam os esforços da área comercial, bem como os frutos destes esforços?
- Como está a organização do banco de dados de clientes de sua empresa?
- Como seus vendedores buscam novos clientes?
- Você sabe quantos clientes ativos você possui?
- Você conhece a frequência de compras de seus clientes?
- Você tem informação se sua empresa perdeu clientes no último ano?
Esses são alguns questionamentos sobre a área comercial que qualquer empresa, independente de porte ou área de atuação deve responder. Não poupe esforços! Procure as respostas ainda que as mesmas sejam negativas. O primeiro passo em direção do sucesso em vendas é saber exatamente como se encontra a atual situação da área comercial da sua empresa.
O sucesso não é por acaso!
Empresas de sucesso buscam por resultado comercial sempre se apoiando em um detalhado processo de vendas em que todos os vendedores são treinados a cumprir. É fato que os profissionais de vendas valorizam esse processo, pois ele é o grande aliado para grandes resultados. Tenha certeza que o processo de vendas é o norte das empresas para vender de forma correta e orientada para o negócio e mercado das mesmas. É a construção de um processo de vendas sob medida, ou seja, adaptado para a realidade de sua empresa que vai garantir aumento de produtividade da sua área comercial.
Mas, enfim, o que é o badalado processo de vendas?
Entenda processo de vendas como uma série de etapas (sequencia) a serem cumpridas pelos profissionais de vendas que levam o cliente em direção do fechamento do negócio. Podemos encarar o processo de vendas como um roteiro a ser seguido.
Necessariamente, o cliente precisa passar por cada uma das etapas para efetivar a venda. Todo o processo vai garantir que o cliente está pronto para comprar a solução que sua empresa oferece e mais importante ainda, que essa solução é o que ele necessita naquele momento.
Por onde e como começar o processo de vendas?
Esse é o nosso primeiro encontro em direção à formatação da área comercial de sua empresa. A intenção é ajuda-lo a criar e implementar o processo de vendas em sua empresa. Você vai ser orientado a gerenciar toda essa mudança fundamental que muito vai contribuir para o seu sucesso, o sucesso de sua equipe e consequentemente de sua empresa.
Próxima aula
02 – Identificando as etapas da venda no seu mercado de atuação
Respostas