Seria o River Flood and Analysis um substituto ao HEC-RAS?

Bom dia pessoal, aqui quem fala é o Colucci, e neste texto mostrarei minhas impressões referentes ao River Flood and Analysis, módulo de subscrição da Autodesk que tem por objetivo facilitar análises hidráulicas envolvendo escoamentos em canais abertos e agir como se fosse o HEC-RAS instalado no Civil 3D.

perfil de inundação obtido no river flood and analysis
Perfil de inundação obtido no River Flood and Analysis

Como vocês já sabem, sou especialista no desenvolvimento de geometrias para o HEC-RAS a partir das ferramentas do Civil 3D, e há muito anseio por formas mais simples de cria-las e em seguida proceder com a análise do escoamento no HEC-RAS.

Resultados tabulares apresentados no Civil 3D 2017 a partir do software River Flood and Analysis
Resultados tabulares apresentados no Civil 3D 2017 a partir do software River Flood and Analysis.

Desta forma, aguardava há certo tempo, a possibilidade de utilizar o River Flood and Analysis e assim verificar se ele realmente era capaz de reduzir a quantidade de tarefa necessária para elaborar estudos de escoamento em regime permanente, não permanente, análise de sedimentos e de qualidade d’água.

Iniciando uma simulação em Regime de Escoamento Permanente no River Flood and Analysis.
Iniciando uma simulação em Regime de Escoamento Permanente no River Flood and Analysis.

A seguir listo alguns pontos positivos e negativos do software.

River Flood and Analysis – Pontos Positivos

Dentre os principais pontos positivos estão o traçado automático de seções, adoção de Coeficiente de Manning e traçado de Mancha de inundação. Veja de forma mais detalhada a seguir.

Traçado automático de Seções no River Flood and Analysis

Dentre seus principais pontos fortes está a criação automática de seções, que antes poderia ser feita a partir do uso da opção “By Range of Stations” que constitui as ferramentas de criação de Sample Lines. Neste ponto, fiquei extremamente entusiasmado pois o software cumpre com o prometido e realmente facilita esta etapa, conforme podem ver na imagem abaixo.

Cursos AutoCAD Completo - Expert Cursos
Seções obtidas automaticamente a partir das ferramentas do River Flood and Analysis.
Seções obtidas automaticamente a partir das ferramentas do River Flood and Analysis.

Adoção de Coeficiente de Manning no River Flood And Analysis

Outro ponto forte é a facilidade em adotar valores para o Coeficiente de Manning para todas as seções, o que antes era feito a partir de tabelas no HEC-RAS, agora é feito em uma simples janela onde o usuário define os valores e solicita que sejam aplicados à todas as seções, ou então em apenas algumas, como por exemplo da 101 a 156. Existem até um campo de acesso rápido onde é possível visualizar valores de Coeficiente de Manning para determinados locais.

Ferramenta para adoção e tabela com Coeficientes de Manning do River Flood and Analysis
Ferramenta para adoção e tabela com Coeficientes de Manning.

Traçado da Mancha de Inundação no River Flood and Analysis

Antes de listar os pontos negativos, vou mostrar que é possível traçar a mancha de inundação com base nos resultados obtidos, o que é um grande ponto forte deste software pois não exige a necessidade de utilizar softwares externos para criação da mancha. Anteriormente, era necessário realizar um procedimento para utilizar o RAS Mapper.

Mancha de Inundação obtida diretamente no Civil 3D 2017 a partir do uso do River Flood and Analysis.
Mancha de Inundação obtida diretamente no Civil 3D 2017 a partir do uso do River Flood and Analysis.

Eu por exemplo utilizava uma velha receita onde eram necessários o RAS Mapper, Civil 3D e Saga Gis, conforme apresentei na Autodesk University Brasil deste ano.

River Flood and Analysis – Pontos Negativos

O principal ponto negativo do software é o fato dos próprios usuários divulgarem a ideia de que o River Flood and Analysis é o “HEC-RAS no Civil 3D” pois isto ainda está longe de acontecer.

Na verdade, ele oferece todas as ferramentas possíveis para a elaboração de um estudo em regime de escoamento permanente, não permitindo ainda o uso dos módulos para estudo de regime de escoamento não permanente, análise de sedimentos e de qualidade d’água.

Outro ponto negativo é ainda não permitir o uso do módulo para estudos de rompimento de barragens.
No que diz respeito à precisão do HEC-RAS para elaboração de simulações em regime de escoamento não permanente, o software é perfeito!

Conclusão

Assim concluo que o River Flood and Analysis é uma excelente solução para quem deseja realizar análises em regime de escoamento permanente em um determinado projeto, pois este irá facilitar o desenvolvimento de diversas rotinas necessárias.
Caso você necessite dos demais módulos do HEC-RAS, como por exemplo, o estudo de rompimento de barragens, o software ainda se mostra eficaz no que diz respeito a elaboração da geometria e exportação para o HEC-RAS.
PS: Você ainda precisará mudar a região do seu sistema para “Inglês (Estados Unidos)”.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *