Conhecendo a área de trabalho do SolidWorks 2015

No artigo anterior, vimos que o SOLIDWORKS é um software de modelagem de sólidos 3D, que também nos ajuda com a aula de introdução ao SOLIDWORKS 2015. Hoje buscaremos mostrar quais são os meios utilizados para se criar um projeto de sólidos 3D, apresentando assim a área de trabalho do SOLIDWORKS 2015, você aprenderá a utilizar o software de maneira prática e didática, falando sobre a história da ferramenta e indo até o detalhamento de desenhos.

O que pode ser feito na área de trabalho do SOLIDWORKS

O SOLIDWORKS apresenta 3 grandes recursos que são utilizados na realização do seu projeto. Esses recursos são:

Recurso Símbolo Definição
Peça simbolo de peça no solidworks Peça unitária
Montagem simbolo de montagem no solidworks Junção de várias peças, estabelecendo relações entre elas
Desenho simbolo de desenho no solidworks Detalhamento da peça ou montagem para produção

 

O recurso Peça do SOLIDWORKS se refere à modelagem de sólidos 3D, que engloba a criação de uma peça unitária em 3D, a partir de um esboço elaborado em um plano 2D. A peça é criada de forma dinâmica e a sua alteração acontece de forma automática, conforme alterações no esboço.

Na área de trabalho do SOLIDWORKS, nós podemos criar peças com alto nível de realismo, permitindo que o usuário visualize a peça com alto grau de realismo antes da sua fabricação.

peca com alto nivel de realismo no solidworks

Como criar uma peça no SolidWorks

Nessa primeira etapa de desenho da peça, a qual será o foco maior nesse curso de SOLIDWORKS inicial, nós aprenderemos os principais recursos para tal, partindo desde a criação de uma simples linha (esboço), até a criação de componentes com alto grau de sofisticação e detalhamento.

peça 3 solidworks 2015peça 4 solidworks 2015peça 2 solidworks 2015peça 1 solidworks 2015

Processo de montagem de peça

O módulo de montagem do SOLIDWORKS permite que o usuário junte várias peças elaboradas separadamente, de forma que se estabeleça relações de posicionamento geométrico entre elas.

Cursos AutoCAD Completo - Expert Cursos

porca e parafuso como montagem de peça no solidworks

Porca e parafuso são montados separadamente e cada peça é inserida no ambiente de montagem. Abaixo, nós temos outros exemplos de montagem de peças:

pistão peça de montagem solidworks 2015
chave inglesa peça de montagem solidworks 2015.png
saca rolhas peça de montagem solidworks 2015
motor peça de montagem solidworks 2015

Descrição e detalhamento

Já no recurso Desenho, que nos permite realizar a descrição e detalhamento do projeto, nós colocamos todas as especificações necessárias para que o projeto esteja pronto para ser encaminhado para o setor de fabricação. Essa etapa consiste, basicamente, na criação das vistas do desenho e a sua cotagem. Abaixo nós temos um exemplo da descrição de um projeto metálico.

exemplo de descrição de projeto metalico para solidworks

No final do curso de SOLIDWORKS 2015 Básico, você já será capaz de elaborar peças com alto grau de dificuldade e de forma rápida e eficiente.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *