A importância de uma planilha de contas a pagar e receber
Para você que está montando seu negócio agora, é muito importante registrar todos a sua movimentação financeira. Uma das formas mais comuns é criar uma planilha de contas a pagar, para você ter noção de todo capital que entra e sai da sua empresa.
Essas planilhas financeiras, são muito importante para você que é um novo empresário, MEI ou Microempresa, que não possui recursos suficiente para ter softwares de controle financeiro, pode usar o microsoft Excel e criar planilhas muito sofisticadas para trabalhar qualquer coisa.
Para que serve uma planilha de contas a pagar?
Com esta planilha você pode anotar e ter o controle das contas da empresa ou mesmo controle financeiro pessoal. Assim você conseguirá projetar todas as despesas da empresa, como por exemplo:
- Vencimento das contas fixas;
- Previsão de gastos variáveis;
- Gastos mensais;
- Parcelas futuras;
Assim sua empresa consegue ver o fluxo de caixa, acompanhar os gastos e direcionar os investimentos para o futuro da empresa.
Como fazer o controle de contas a pagar ou contas a receber
Para realizar esse tipo de controle financeiro você deve anotar todos os tipos de gastos e despesas da sua empresa. Você pode organizar os gastos fixos, gastos variáveis, previsão de salário dos funcionários, investimentos, receita dos clientes, venda de produtos, enfim, todas a movimentação financeira que existir deve ser anotada na planilha de contas a pagar ou receber.
Por que devemos usar uma planilha de controle das contas do seu negócio?
Para empresa pequenas, microempresas ou um micro empreendedor individual (MEI), é importante ter a disciplina de controlar as finanças, não importa o segmento de mercado que atue, toda empresa precisa entender como está o seu fluxo de caixa, pois é tão importante que muitos empresários confundem um bom fluxo de caixa com lucro, o que muitas vezes é um erro. E com uma planilha de contas a pagar e receber você poderá ver como estão as contas da empresa, pois não se esqueça, existem férias, décimo terceiro salário dos funcionários, imprevistos, impostos novos, declaração de imposto e muitos outros gastos.
Softwares e aplicativos para controle financeiro
Para ajudar você a criar esse controle, recomendamos utilizar um Excel, que é uma ferramenta que possui diversos recursos para você criar sua planilha financeira.
A AprenderWeb recomenda o Curso de Excel 2013 básico para você que está aprendendo a usar o Excel.
Mas caso queira criar e desenvolver planilhas mais elaboradas e ganhar mais experiências, sugerimos o curso gratuito de Excel 2010 básico.
Com estas pequenas dicas você poderá entender tudo que entra e sai financeiramente de seu negócio ou empreendimento, tendo um maior controle das finanças da empresa ou da sua vida, evitando transtornos e sendo mais organizado.
Respostas